29 novembro 2015

Até porque quem sente corações, pode não ver as caras

Nos cadeirões

Ministro dos Negócios Estrangeiros
Augusto Santos Silva
Experiência em várias posições no tabuleiro governamental:  ministro da Defesa Nacional (2009-2011) no XVIII Governo;  ministro dos Assuntos Parlamentares (2005-2009) no XVII Governo; ministro da Educação (2000-2001) e ministro da Cultura (2001-2002) e ainda secretário de Estado da Administração Educativa (1999-2000) no XIV Governo. Nasceu no Porto, em 1956, doutorado em Sociologia pelo ISCTE, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Foi deputado eleito pelo círculo eleitoral do Porto (em efetividade de funções entre 2002 e 2005 e em 2011, com funções suspensas por funções governamentais entre 2005 e 2011). Fez a travessia do deserto como comentador no ecrã. Tem diversas obras publicadas  nas áreas da sociologia e da filosofia política, e, no seu percurso académico registe-e que foi pró-Reitor da Universidade do Porto e presidente do Conselho Científico da Faculdade de Economia do Porto (1998-1999).
Secretária de Estado dos Assuntos Europeus
Margarida Marques
Chega às Necessidades com conhecimentos de causa. Depois de uma vintena de anos como funcionária da Comissão Europeia, trocou Bruxelas para, a convite de António Costa, liderar a lista de Leiria nas últimas legislativas. Já longínquo, em 1974, foi uma das fundadoras da Juventude Socialista, estrutura de que foi eleita secretária-geral em 1981, tornando-se na primeira mulher a liderar uma organização partidária de juventude em Portugal. Profissionalmente, começou carreira como professora de Matemática, na Escola Secundária Padre António Vieira.
Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação
Teresa Gonçalves Ribeiro
Tida como muito trabalhadora e com rara adaptação a matérias de desafio, larga funções de secretária-geral adjunta da União Parlamentar do Mediterrâneo (sede em Barcelona). Em 2007, já ocupara surpreendentemente a pasta dos Assuntos Europeus, rendendo o embaixador Manuel Lobo Antunes. Nasceu a 27 de maio de 1954, licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Antes da escolha discreta para a Cova da Moura, era presidente do Gabinete para os Meios de Comunicação. Entre 1997 e 1999 foi directora do Departamento de Assessoria e Assuntos Internacionais do Instituto da Comunicação Social e entre 1998 e 2000 presidente do Comité Director dos mass media do Conselho da Europa.
Secretário de Estado das Comunidades
José Luís Carneiro
Líder da influente federação do Porto do PS (a maior distrital deste partido), foi apoiante de António José Seguro, anterior líder socialista, e até há pouco tempo presidente da Câmara de Baião e da Comissão de Recursos Naturais do Comité das Regiões da UE. Nasceu em Campelo a 04 de outubro de 1971. Foi dado como o melhor aluno da licenciatura em Relações Internacionais da Universidade Lusíada do ano lectivo de 1989-1994, e desde esse ano é professor nesta Universidade (primeiro em Lisboa e depois no Porto). Fez o mestrado (2002) em Estudos Africanos, no domínio das elites políticas, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa. Durante o ano lectivo de 2003 e 2004, fez a parte escolar do doutoramento em Ciência Política e Administração na Universidade de Santiago de Compostela, com a melhor média do curso (18 valores), onde ainda se encontra a realizar os estudos de doutoramento. Desde 2002 que é também professor do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), em Aveiro. Em 2004 assumiu a coordenação do curso de "Comércio Internacional".
Secretário de Estado da Internacionalização
Jorge Costa Oliveira
O jurista Jorge Costa Oliveira, 56 anos, é apresentado como especialista em questões económicas e consultor internacional. Trabalhou na extinta IPE – Investimentos e Participações Empresariais do Estado e esteve na última administração portuguesa de Macau, assim como na primeira administração chinesa. Liderou o Gabinete para os Assuntos de Direito Internacional da Região Administrativa Especial de Macau até Setembro de 2010 e integrou a Comissão de Jogo, na área técnico-jurídica. Licenciou-se na Faculdade de Direito de Lisboa. Em Macau foi considerado um dos melhores quadros da Administração. Recentemente estreara-se como colunista  do jornal online Macau Business.

Sem comentários: